quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sobre espiritualidade e verdade

Como vimos nessas primeiras aulas, o sentido da vida, a Verdade, não está fácil ao homem e a mulher. Existe, necessariamente, para os antigos, a transformação do ser para o encontro com a Verdade. Logo, essa busca, essa conversão chamamos de Ascese.


A verdade, apenas pelo conhecimento, para os antigos e para a filosofia, é inexistente.



A ascese é fundamental para qualquer filosofia.





"Enfim, a espiritualidade postula que, quando efetivamente aberto, o acesso à verdade produz efeitos que seguramente são conseqüências do procedimento espiritual realizado para atingi-la, mas que ao mesmo tempo são outra coisa e bem mais: efeitos que chamarei “de retorno” da verdade sobre o sujeito. Para a espiritualidade, a verdade não é simplesmente o que é dado ao sujeito a fim de recompensá-lo, de algum modo, pelo ato de conhecimento e a fim de preencher este ato de conhecimento."



"A verdade é o que ilumina o sujeito; a verdade é o que lhe dá beatitude; a verdade é o que lhe dá tranqüilidade de alma. Em suma, na verdade e no acesso à verdade, há alguma coisa que completa o próprio sujeito, que completa o ser mesmo do sujeito e que o transfigura."



"Resumindo, acho que poderíamos dizer o seguinte: para a espiritualidade, um ato de conhecimento, em si mesmo, e por si mesmo, jamais conseguiria das acesso à verdade se não fosse preparado, acompanhado, duplicado, consumado (...)"



A Hermenêutica do Sujeito. Foucalt, Michel. P. 20 e 21




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