sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Trabalho Final

Escolha duas dessas passagens e relacione com qualquer tema do curso.


Boa sorte :))

Boa Semana!!

“Somos um planeta vivo, Sofia! Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguirmos levar essa carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá sido em vão.”

O Mundo de Sofia, PP. 456

“Minhas queridas!

O professor de filosofia de Sofia deveria ter enfatizado o quanto a filosofia do Iluminismo francês foi importante para os ideais e princípios sobre os quais se fundamenta a ONU. Há duzentos anos , as palavras ‘liberdade, igualdade e fraternidade’ serviram para unir a burguesia francesa. Hoje essas palavras têm a tarefa de unir todas as pessoas do mundo. Mais do que nunca, a humanidade é hoje uma grande família. Nossos descendentes são nossos próprios filhos e os filhos de nossos filhos. Que mundo herdarão eles?”

O Mundo de Sofia, PP. 456

"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"

O Pequeno Príncipe

“ – Vai ver as rosas. Assim compreenderás que a tua é única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te presentearei com um segredo.”

O pequeno Príncipe

“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

O Pequeno Príncipe

“Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

O pequeno príncipe

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração... É preciso que haja um ritual.”

O pequeno príncipe

“Mas, com certeza, para nós, que compreendemos o significado da vida, os números não têm tanta importância.”

O pequeno príncipe

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sobre o Trabalho

Pessoal o importante é reprimir seus instintos naturais e mandar ver nesse trabalho.


Eleja um personagem filosófico e trabalhe a visão do Caminho para a Verdade segundo esse personagem.
Exemplo - Apóstolo Paulo
Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. II Conríntios 13:5
O conhecer-se a si mesmo como uma coluna da doutrina paulina. Trabalhar a questão da ascese de Paulo. Outro exemplo- Jesus- Amar ou outros como a nós mesmos- o caminho para a Verdade para Jesus...

O trabalho deve ser escrito, e em folha de papel almaço.

Data de entrega- 15/09

Sobre a Filosofia

Pra entender o que estudamos....


Os fatos sociais, que são os que situam, ou devem ser situados no centro do objeto “real” do conhecimento do homem, têm isto de singular em confronto com outros fatos- físicos, biológicos...-, que neles o Homem é simultaneamente agente e paciente, determinante e determinado; e o que é mais característico e específico é que, na perspectiva do Conhecimento, o Homem é, ao mesmo tempo que o “conhecido”, é também o “conhecedor”. E conhecido como conhecedor, tanto como, vice-versa, conhecedor como conhecido.

O que é filosofia? Caio Prado Jr. Pág 82-83

Pequena digressão

O que nos diferencia dos animais? Dizem que hoje o homem evoluiu a ponto de poder se locomover pelo ar. Mas essa tecnologia está nas mãos de poucos, alias, tudo está. Você, por conta, não sabe ou não pode voar. Deve pagar a passagem, o resto os outros fazem.

Esse será um dos temas até o fim do curso. Quanto mais ou homem "evolui" mais parece voltar as origens irracionais.

Hedonismo- Você não pensa mais em nada...

Portanto, no momento mesmo da vitória do Homem sobre a Natureza, encontramos toda a raça humana sujeita a alguns poucos indivíduos, e estes indivíduos, sujeitos àquilo que neles mesmos é puramente “natural”- aos seus impulsos irracionais.

C.S. Lewis. A Abolição do Homem. Pág. 57

Sobre a Transformação do ser...

Quando você acredita em algo que da o acesso a verdade, necessariamente deve existir a espiritualidade, o que é espiritual- a transformação do seu ser.

"Portanto, durante toda a Antiguidade (para os pitagóricos, para Platão, para os estóicos, os cínicos, os epicuristas, os neoplatônicos, etc.), o tema da filosofia (como ter acesso a verdade?) e a questão da espiritualidade (quais são as transformações nos ser mesmo do sujeito necessárias para ter acesso à verdade?) são duas questões que jamais tiveram separadas..."

Pág. 22 Foucault, Michel. A Hermenêutica do Sujeito

Mais do mesmo- A verdade tem de ser buscada

Definição de Espiritualidade

"A espiritualidade postula que a verdade jamais é dada de pleno direito ao sujeito. A espiritualidade postula que o sujeito enquanto tal não tem direito, não possui capacidade de ter acesso à verdade. Postula que a verdade jamais é dada ao sujeito por um simples ato de conhecimento, ato que seria fundamentado e legitimado por ser ele o sujeito e por ter tal e qual estrutura de sujeito. Postula a necessidade de que o sujeito se modifique, se transforme, se desloque, torne-se, em certa medida e até certo ponto, outro que não ele mesmo , para ter direito a [o] acesso à verdade. A verdade só é dada ao sujeito a um preço que põe em jogo o ser mesmo do sujeito."

Foucault, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. pág. 20

Sobre espiritualidade e verdade

Como vimos nessas primeiras aulas, o sentido da vida, a Verdade, não está fácil ao homem e a mulher. Existe, necessariamente, para os antigos, a transformação do ser para o encontro com a Verdade. Logo, essa busca, essa conversão chamamos de Ascese.


A verdade, apenas pelo conhecimento, para os antigos e para a filosofia, é inexistente.



A ascese é fundamental para qualquer filosofia.





"Enfim, a espiritualidade postula que, quando efetivamente aberto, o acesso à verdade produz efeitos que seguramente são conseqüências do procedimento espiritual realizado para atingi-la, mas que ao mesmo tempo são outra coisa e bem mais: efeitos que chamarei “de retorno” da verdade sobre o sujeito. Para a espiritualidade, a verdade não é simplesmente o que é dado ao sujeito a fim de recompensá-lo, de algum modo, pelo ato de conhecimento e a fim de preencher este ato de conhecimento."



"A verdade é o que ilumina o sujeito; a verdade é o que lhe dá beatitude; a verdade é o que lhe dá tranqüilidade de alma. Em suma, na verdade e no acesso à verdade, há alguma coisa que completa o próprio sujeito, que completa o ser mesmo do sujeito e que o transfigura."



"Resumindo, acho que poderíamos dizer o seguinte: para a espiritualidade, um ato de conhecimento, em si mesmo, e por si mesmo, jamais conseguiria das acesso à verdade se não fosse preparado, acompanhado, duplicado, consumado (...)"



A Hermenêutica do Sujeito. Foucalt, Michel. P. 20 e 21




Ae!

Galera,

Está pronto o nosso blog. Os primeiros textos virão ainda hoje. Iremos colocar textos auxiliares também, assim como trabalhos e discussões que tivemos em sala de aula.

Você que dormiu na última aula de filosofia, esse é o blog da turma. Fique à vontade para reprimir seus instintos animais, praticar o exercício ascético, e constituir um ser melhor.

Esse é um meio de potencializar nosso pequeno tempo de reflexão em sala de aula. Só funcia se você usa.

O que é o cuidar de si? Ascese? A verdade existe. Quais são os caminhos? O que aconteceu?

Portanto pense.

Até!
^^
Georges (Gigio!)